INSCRIÇÕES ABERTAS até 06 de julho de 2007.
1. APRESENTAÇÂO
O coletivo Interatividade com o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, dentro da sua programação de Artes Visuais, realizará no mês de agosto o I BNB AGOSTO DA ARTE - InterUrbanos, o qual convoca artistas, coletivos de artistas e a população para interagir por meio de pensamentos, ações e atitudes simbólicas nas cidades de Sousa (PB), Juazeiro do Norte (CE, Crato(CE) e Fortaleza (CE).
2. O EVENTO
A proposta é realizar projetos de arte urbana que possam ser executados facilmente nos espaços públicos mapeados para o InterUrbanos, mobilizando assim público-propositor num campo de experiências e participações assimilativas e/ou interruptivas nas intervenções urbanas. Durante esses dias os participantes formarão uma massa inteligível com potencial aguçante de idéias e conceitos. Para tanto, serão realizadas ações de arte urbana, debates, palestras e oficinas com pesquisadores, artistas e coletivos de artistas convidados, com o intuito de dialogar com as cidades, aprofundando as discussões e focando na proposta transformadora dessas ações nos espaços urbanos.
3. OBJETIVOS
§ Transformar o espaço público em “laboratório” de vivências sócio-político-artísticas e ambientais;
§ Mapear e ativar os lugares e não-lugares das cidades incluídas no evento;
§ Provocar a discussão sobre a ocupação espacial e urbana com suas carências sócio-econômicas e culturais;
§ Provocar a interrupção espaço-tempo nos passantes, fazendo-se perceber pelas ações artísticas a realidade vivenciada nas cidades;
§ Provocar um encontro de artistas e coletivos interessados em arte urbana para troca de experiências e conhecimentos.
4. PRODUÇÃO DO EVENTO
A produção do I BNB Agosto da Arte - InterUrbanos será coordenada pelo CCBNB e executada pelo coletivo Interatividade, um coletivo cearense formado por estudantes e pesquisadores de Artes Visuais, Arquitetura, Filosofia, Jornalismo e Administração, que foi formado a partir das inquietudes vivenciadas nas cidades. Desta forma o trabalho do coletivo têm sido: investigar, mapear e ativar os espaços urbanos, levando o passante (habitante e circulante desses espaços) a uma conscientização social e antropológica do lugar-corpo e do tempo-espaço existente entre a obra (enquanto ação artística) e o público, ratificando assim outras formas de referência, tais como: espectador-arte e público-privado.
5. ZONAS DE AÇÃO E MAPEAMENTO DOS ESPAÇOS URBANOS
O mapeamento dos espaços urbanos com suas descrições e possíveis pontos de articulação e ativação nasce da necessidade de se conhecer o espaço que será ativado e mostrar a realidade social dos mesmos. A idéia deste mapeamento é contribuir para que o proponente, mesmo que distante, possa dialogar com as cidades, suas culturas e especificidades, lembrando ainda que ao se abordar o espaço urbano, o proponente se defrontará com uma outra dimensão: o contexto social e suas especificidades.
No mapeamento, as cidades foram divididas em bairros onde as ações poderão acontecer. Os proponentes terão informações sobre os mapeamentos e as zonas de ação, para elaborarem propostas que fomentem a participação coletiva e o fortalecimento do espaço público, no blog: http://coletivointeratividade.blogspot.com/. O proponente poderá ainda obter informações por meio da página do Centro Cultural Banco do Nordeste, http://www.bnb.gov.br/cultura.
Deverão ser levados em consideração os contextos de cada cidade na elaboração dos projetos. O participante poderá construir o lugar da ação juntamente com a produção do InterUrbanos. Para tanto serão utilizados o endereço eletrônico e o blog para o direcionamento dos trabalhos.
6. INSCRIÇÕES
As propostas devem ser enviadas até 06 de julho de 2007, em envelope lacrado com o título I BNB AGOSTO DAS ARTES – InterUrbanos e a identificação do destinatário. O envio da proposta pode ser feita utilizando uma das seguintes alternativas:
1) Para o endereço eletrônico interurbanos2007@yahoo.com.br;
2) Entregue pessoalmente em um dos Centros Culturais do Banco do Nordeste (Sousa, Cariri e Fortaleza) ou
3) Via postal (CORREIOS) como carta registrada com AR (aviso de recebimento) para o endereço abaixo:
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE
I BNB AGOSTO DAS ARTES – InterUrbanos
Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro.
CEP 60025-131
Fortaleza-CE
A inscrição só será aceita mediante o preenchimento da ficha de inscrição (disponível no site http://www.bnb.gov.br/cultura), no blog http://coletivointeratividade.blogspot.com e na recepção dos CCBNBs e tendo como anexos obrigatórios os seguintes documentos:
a. currículo do proponente;
b. descrição detalhada em uma lauda, da forma de execução, dos materiais a serem utilizados, e do tipo de local onde o trabalho deva ser realizado (vide mapeamento no blog: http://coletivointeratividade.blogspot.com/ ;
c. imagem, ilustração, desenho, maquete, fotografia ou projeto gráfico, etc.;
Abaixo seguem mais algumas instruções sobre o procedimento de inscrição:
· Cada artista poderá inscrever até dois trabalhos;
· Nos casos de performance ou instauração, serão aceitos DVD, caso a performance já tenha sido realizada;
· Nenhum projeto será devolvido. Os projetos selecionados estarão expostos durante a realização do InterUrbanos no blog http://coletivointerubanos.blogspot.com;
· A inscrição poderá ser individual ou em grupo, especificando os componentes;
· O ato da inscrição do artista para participação no InterUrbanos autoriza a divulgação de imagens, idéias e conceitos, independente do projeto ser ou não aprovado para execução e implica na concordância com as normas expressas neste edital;
· No ato da inscrição os participantes devem informar em que local pretendem realizar suas intervenções: Sousa, Juazeiro do Norte, Crato e/ou em Fortaleza.
7. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
As propostas serão avaliadas considerando os critérios abaixo:
· Propostas que possam ser executadas em espaços públicos e que utilizem material de fácil manipulação, desde que não causem danos à saúde das pessoas, ao patrimônio e ao meio-ambiente;
· Serão aceitos trabalhos de intervenções, ações, performances, sons, apropriações, interferências, ativismo, instaurações, objetos, situacionismo, happenings, manifestações, meios específicos como: adesivos, cartazes, reproduções, fotocópias, outdoors, panfletos, impressão gráfica, lambe-lambe e outras idéias de intervenção no espaço urbano;
· Os trabalhos que utilizam materiais precários de baixo custo e de característica efêmera, pois não será valorizado o objeto em si, mas sim o conceito. A não ser que o proponente venha participar pessoalmente do evento, arcando assim com as possíveis necessidades adicionais do seu trabalho. Para tanto a participação presencial do artista deve estar explicitada na proposta escrita e na ficha de inscrição (ver item 11).
· Propostas que questionem e tenham consonância com a contemporaneidade.
· Propostas que necessitem do mínimo possível para sua execução.
· Os trabalhos deverão ter caráter efêmero, ou seja, mesmo que restem alguns materiais dos trabalhos realizados, apenas registros serão arquivados.
· Os projetos serão avaliados pela equidade ao que se propõe, não pretendendo reconhecer a sua qualidade;
· Serão aceitos trabalhos executados anteriormente em outras exposições;
· Serão selecionadas as propostas que mais se identificarem com as cidades.
8. TRANSPORTE
· O CCBNB e a produção do evento (coletivo Interatividade) não se responsabilizarão com gastos no envio do material, acondicionamento ou transporte indevido das obras;
· Os trabalhos não serão devolvidos.
9. EXECUÇÃO
O CCBNB se responsabiliza pela execução dos projetos, desde que atenda as especificidades descritas no item 7. A execução acontecerá em data, hora e local escolhidos pela produção ou de acordo com especificação do projeto. Abaixo seguem mais informações sobre o processo de execução:
· Os projetos serão executados pela produção do InterUrbanos ou pelo próprio artista;
· Os trabalhos que sofrerem eventuais danos no transporte somente serão executados se houver condições de reparo em tempo hábil e custeados pelo artista ou se for opção do artista executá-lo mesmo com as danificações;
· Todos os detalhes da execução devem ser especificados no projeto;
· O artista poderá acompanhar ou participar da execução do trabalho em data, hora e local escolhidos pela produção;
· O local do trabalho poderá ser modificado pela produção do evento, desde que acordado com o proponente.
10. DATAS DO EVENTO
Inscrição e período de seleção dos projetos:
· Inscrição: até 06 de julho de 2007.
· Período de seleção das propostas: 08 a 12 de julho de 2007.
· Resultado da seleção: 13 de julho de 2007.
· Recebimento das obras para Sousa/Juazeiro do Norte/Crato: até 27 de julho de 2007.
· Recebimento das obras para Fortaleza: até 08 de agosto de 2007.
Datas de realização do evento:
InterUrbanos em Sousa: 01 a 04 de agosto de 2007.
· Oficina – 01 a 03 de agosto de 2007 - Vitor Cesar (CE)
· Palestra – 04 de agosto de 2007 - Claudia Paim (RS)
· Ações urbanas – 03 e 04 de agosto de 2007.
InterUrbanos em Juazeiro do Norte e Crato: 03 a 08 de agosto de 2007.
· Oficina – 03 a 05 de agosto de 2007 - Luana Veiga (SP)
· Palestra – 03 de agosto de 2007 - Claudia Paim (RS)
· Palestra – 04 de agosto de 2007 - Ana Maria Tavares (SP)
· Ações urbanas – 06 e 08 de agosto de 2007.
InterUrbanos em Fortaleza: 15 a 24 de agosto de 2007.
· Troca de ideias – 02 de agosto de 2007 - Ana Maria Tavares (SP)
· Oficinas – 15 a 17 de agosto de 2007 - coletivos EIA(SP), GIA (BA) e ENTRETANTOS (ES)
· Palestras – 15 de agosto de 2007 - Marisa Florido (RJ)
. Palestras – 16 de agosto de 2007 - Jorge Menna Barreto (RS)
. Palestras – 17 de agosto de 2007 - Raquel Garbelotti (ES)
· Debate com Oficineiros – 18 de agosto de 2007.
· Ato de transição do evento com interferencia sonora Maracatu local x Vj's em espaco publico– 18 de agosto de 2007.
· Ações urbanas – 19 e 23 de agosto de 2007.
· Evento de encerramento – 24 de agosto de 2007.
11. OUTRAS INFORMAÇÕES
· Ao final do evento, cada participante selecionado receberá os registros (vídeo e fotos digitais) das ações executadas durante o InterUrbanos..
· O CCBNB não se responsabilizará com despesas de passagens e alimentação dos participantes do evento. Aos selecionados para Fortaleza será oferecida hospedagem em ‘casa-base’ que servirá de acomodação definida pela produção, desde que os artistas não sejam residentes em Fortaleza ou região metropolitana.
· As imagens de trabalhos realizados durante o InterUrbanos poderão ser usadas para divulgação no blog, durante e após a execução deste evento e em eventos futuros.
Produção:
Apoio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário